06/02/2022 - Informativo

Fundo de Previdência de MN realizou curso para quem quer ser um conselheiro

Nos dias 03 e 04 de fevereiro, o Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Mundo Novo - MS, realizou, na Escola Municipal Carlos Chagas, um curso de CPA-10 (Certificação Profissional Ambima - Série 10), ministrado pelo professor e consultor Tiago Boeira da cidade de Maringá - Pr, participaram 22 servidores efetivos além da diretora e do secretário de finanças e o controlador geral do município.

A capacitação visa aproveitar o prazo estabelecido pela Portaria MTP nº 905, de 9 de dezembro de 2021, em certificar oito membros dos conselhos Fiscal e Curador, do FPS, para cumprir a exigência aos requisitos mínimos previstos no art. 8º-B da Lei nº 9.717, de 1998, e nos parâmetros estabelecidos na Portaria SEPRT/ME nº 9.907, de 14 de abril de 2020, que dirigentes da unidade gestora do RPPS, responsável pela gestão das aplicações dos recursos e membros dos conselhos deliberativo e fiscal e do comitê de investimentos sejam certificados.

Além de dar oportunidade a novos servidores de estarem se preparando, tendo em vista que em novembro de 2021, tem eleição para o triênio 2023/2025 dos novos dirigentes do RPPS e indicação para os novos membros dos conselhos Curador e Fiscal.

O presidente Rogerio Fernando Cavalcante ficou satisfeito com o resultado do evento e agradeceu a Prefeitura, Câmara, Sinserv (Sindicatos dos Servidores Municipais), Simted (Sindicato dos Servidores Municipais em Educação) e aposentados e pensionistas por terem colaborado para recrutar os participantes.

Vale ressaltar que o FPS possui seis integrantes certificados, sendo os três diretores, o presidente Rogério Fernando Cavalcante (cpa-20), Anderson Adnes Veloso (cpa-10) diretor de benefícios e Paulo Sergio Pimentel (cpa-10) diretor financeiro, além dos presidentes dos conselhos curador e fiscal João Laertes e Volney Tibes e a conselheira Érica Galeano, ambos (cpa-10).

De acordo com o presidente do FP, Rogério Cavalcante, a cobrança da certificação existe desde 2008, iniciou com o gestor de recursos, passando para a maioria do comitê de investimentos em seguida a todos integrantes do comitê, e agora a todos os conselheiros.

Após esta etapa, os servidores realizarão a prova nas cidades de Cascavel, Dourados ou em Umuarama até o dia 31 de março, precisarão ter no mínimo 70% de acertos para aprovação.